quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O blu-ray nem chegou e já está ultrapassado... Conheça o HVD




Os discos holográficos vão revolucionar o armazenamento de dados como conhecemos.


A evolução dos discos removíveis é impressionante, imagine que em pouco tempo o DVD, que desbancou o CD, já está sendo passado para trás pelo Blu Ray e pelo falecido HD-DVD. E acredite, estes últimos devem ser os últimos representantes dos discos de dados como conhecemos, a nova geração será capaz de ler e gravar dados holograficamente. Já não se trata mais de alguns gibagytes, mas sim de até 3,9 TeraBytes e a uma velocidade espantosa de 1 GB/s. Conheça o HVD (Holographic Versatile Disc) e seja bem vindo à nova geração de discos holográficos!

Dados Tridimensionais

Já faz algumas décadas que a tecnologia da gravação de dados holográficos é conhecida pela ciência, mas uma série de fatores fazem com que ela se torne inviável para fins comerciais. No entanto, algumas empresas vêm apostando no desenvolvimento desta tecnologia, visando a sua implementação no mercado dentro de pouco tempo.

O sistema HVD utiliza dois feixes ópticos para criar os dados tridimensionalmente. Alinhar estes feixes em um custo viável comercialmente foi o primeiro grande desafio. Finalmente encontrar um equilíbrio entre a alta tensão utilizada nos lasers e um material compatível para o disco colocou mais algumas pedras no caminho desta nova tecnologia. Contudo, ela finalmente estará ao alcance de todos em alguns anos e promete revolucionar os discos que conhecemos atualmente.

Hologramas no Lugar de Pontos

Todos os discos comuns da atualidade, CDs, DVDs e Blu Rays utilizam o método de gravação linear de dados através de um único feixe óptico. O que muda basicamente entre eles é o aproveitamento de espaço na superfície do disco, mas em todos eles cada ponto do disco registra um único bit de informação. Em outras palavras, cada pulso do feixe óptico imprime apenas um “sim” ou um “não”.

Agora compare uma imagem holográfica com um único ponto, qual deles carrega mais informação? De maneira similar, um HVD é capaz de imprimir até 60.000 bits de informação em um único pulso luminoso. Nas dimensões de um disco convencional, isto resulta em pelo menos 300 GB de informação ou 30 vezes o tamanho de um DVD simples e uma velocidade de leitura assustadora.

Como Isto é Possível?

Graças ao sistema composto por dois feixes luminosos, o HVD é capaz de imprimir dados tridimensionalmente em um disco. Ao invés de gravar as informações em uma camada muito fina do disco, o novo sistema aproveita quase toda a espessura dele para armazenar os dados.

Enquanto um dos feixes é responsável pela localização pontual dos dados no espaço do disco, similar aos discos convencionais, um segundo feixe inclinado é responsável em produzir uma imagem holográfica. A interferência luminosa destes dois feixes é armazenada em um material sensível à luz presente no disco.

Durante a leitura do HVD o feixe de referência é incidido em cada uma das imagens holográficas e sofrem a interferência do padrão luminoso armazenado. Este feixe é refratado de volta ao leitor e traz consigo as informações de cada holograma registrado.

O Resultado

É bastante óbvio que a verdadeira revolução dos vídeos em alta definição está por conta do HVD, os demais discos são apenas aperfeiçoamentos de tudo que já existe. Se o mínimo que um disco destes é capaz de armazenar são 300 GB, com um aproveitamento de espaço maior, a sua capacidade pode a incríveis 3,9 TB com velocidade de leitura de 1GB/s.

Imagine todas as imagens registradas por satélite em alta definição da superfície do planeta, assim com as do Google Earth. Todas elas poderiam ser armazenadas em apenas 2 discos desta capacidade. Em matéria de filmes, um único disco destes pode armazenar até 11.900 horas de vídeo em uma qualidade equivalente a dos DVDs atuais, isto dá quase um ano e meio de filme.



O DVD já está bastante difundido no mercado, o HD-DVD foi um atentativa que não deu certo e o Blu Ray ainda é recentes, mas o HVD ainda está em fase de aprimoramento. Tudo isso altera o padrão de custos do produto, mas como você pode notar, o valor inicial desta nova tecnologia não será exatamente um cartão de boas vindas. Seu preço tende a cair com a popularização do produto, estima-se que em breve ele estará tão presente quando o DVD é atualmente.

Estuda-se a possibilidade de implementar a tecnologia holográfica de armazenamento de dados em discos rígidos e memórias flash, expandindo assim os computadores para uma nova dimensão. Seja como for, o HVD é uma realidade que promete estar disponível ao público dentro de dois anos.

Por Rodrigo Prada
quarta-feira, 4 de março de 2009
Fonte: Baixaqui





Veja Também:

Reality Mining – “Garimpar a realidade”

Trabalho da faculdade sobre o nazismo nos campos d...
Recarregando Cartucho de impressora com seringa
Fotos Engraçadas
Coca-cola x Mentos
Google Wave - A nova onda do Google
O blu-ray nem chegou e já está ultrapassado... Con...






Baixe Ebooks Grátis Aqui:

O monge e o executivo


Comprar Ebooks:

Ebook - 33 Dicas para se dar bem no Twitter