quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Google Wave - A nova onda do Google



A partir de amanhã (30) o Google vai distribuir dezenas de milhares de convites para o serviço Google Wave, que ainda não foi lançado. Serão 100 mil convites, que serão enviados para desenvolvedores, usuários e clientes do Google Apps,e curiosos que se inscreveram para testar o Wave.
Ler opinião de Henrique Martin, colunista do TB, sobre o Google Wave.
“Esse, claro, será apenas o começo. Se tudo correr bem, nós vamos em breve convidar muitos outros para testar o Google Wave”, escreveram Lars Rasmussen e Stephanie Hannon, gerentes do Google. Além de enviar convites para interessados, a empresa permitirá que aqueles já utilizam o Wave possam chamar seus amigos e parentes para testar a novidade. Segundo os engenheiros, porque é mais fácil testá-lo “se seus amigos, familiares e colegas de trabalho também o têm”.
Desde que foi revelado ao mundo em maio desse ano, usuários aguardam o Wave com ansiedade. O serviço promete ser uma mistura de central de e-mails com mensageiro instantâneo e aplicativos de escritório com opção de colaborações. Em outras palavras, uma integração entre Gmail, Google Talk e Google Docs.
Não adianta se iludir, no entanto. A própria equipe responsável pelo Wave admite que o serviço ainda precisa ser trabalhado. Por exemplo, não há como definir níveis de permissão para os diferentes contatos que o usuário mantém no serviço. Também ainda não é possível remover um participante de um projeto.
O Google Wave ainda ficará em fase de desenvolvimento pelos próximos meses (como já é de costume quando tratamos de Google). Caso você queira tentar conseguir um convite, clique aqui e preencha o formulário (em inglês).
[Atualização às 15:25] Se você é usuário do Internet Explorer e ganhar um convite para o Wave, esteja preparado para instalar o Chrome Frame no navegador. O Wave só funciona se esse plugin estiver habilitado.


Google Wave é definido inicialmente como um e-mail do futuro. Os projetos estavam sendo feitos há muito tempo, sendo que as pessoas jamais pensariam em algo parecido. Se trata de uma espécie de site de relacionamento onde tudo é feito em tempo real e se pode compartilhar arquivos de áudio e vídeo, além de fotos e coisas do mesmo aspecto.
Para conseguir os convites google wave os brasileiros precisarão esperar um pouco mais. Provavelmente será algo realmente conhecido no país apenas em 2010, ano onde a informática realmente poderá modificar muitas coisas. Na sua apresentação, muitas coisas foram mostradas, mas Google Wave foi realmente a sensação.
O que era apenas um site de busca agora se tornou também sistema operacional e algo parecido com e-mail, porém, muito mais sofisticado. Muitas pessoas já procuram alguma forma de como criar Google Wave, mas ainda não está disponível em muitos endereços eletônicos Google Wave será a sensação do momento em todo o mundo ainda este ano ou no início de 2010.

Fontes: Tcblog.net - Newtouch - Info